Imagem capa - Dicas - Casamento ao dia: Ar livre por Damm Fotografia
Casamentos ao Dia

Dicas - Casamento ao dia: Ar livre

Cada vez mais os casamentos diurnos estão tomando um lugar nos corações dos brasileiros. Os casamentos ao dia e ao ar livre tem uma energia incrível. Todo o ambiente e cada detalhe fica mais perceptível e assim conseguimos extrair o real significado dele. 



Foto: Damm Fotografia; Local: Chácara Flora; Decor: Cassani Decor



Vamos explorar aqui tudo o que você precisa saber sobre casamentos diurnos e até mesmo fim de tarde.
Sempre quando você busca inspiração, você se depara com fotos com uma iluminação natural? Se sim, aqui é o lugar certo para você!
Nós particularmente somos apaixonados por luz natural, sempre dizemos que a luz de Deus é a mais incrível... hehehe.
Aqui vamos separar por pontos aquilo que achamos muito importante para você que deseja esse formato de casamento:



Foto: Damm Fotografia; Local: Jardins da Praia; Decor: Alana Valentin.

1. ESPAÇO:

Para quem deseja realizar um casamento nesse estilo, deve primeiro olhar o espaço, buscar o local dos sonhos. Nesse local dos sonhos, os noivos devem considerar que todos os itens em volta vão aparecer na captação das imagens. Mas, o mais maravilhoso de tudo é saber bem o que você procura, levando em conta os vários estilos, entre eles campo, sítio, fazenda, praia... e então avaliar o horário de por do sol e melhor local para realização da cerimônia e festa. O ideal é conversar com o seu fotógrafo e decorador sobre o local e posicionamento dos ambientes.



Foto: Damm Fotografia; Local: Casa de Maria; Decor: Flor & Cia.


2. HORÁRIO:

Este é de extrema importância. Sempre dizemos que se você deseja se casar ao dia, o melhor a fazer é perguntar ao profissional da luz (fotografia) para saber qual melhor horário.

Cada estação a luz é diferente. Por exemplo, no verão temos uma luz mais forte e que tem uma duração maior que a luz de inverno. Podemos perceber que no inverno o dia/tarde acaba em um horário mais cedo, por volta de 17:20 / 17:30. Já no verão temos luz do dia/fim de tarde até umas 18h e muitas vezes se estende um pouco mais. 

Para este, defina em parceria com o seu fotógrafo/video maker que são pessoas que trabalham com luz, para saber qual melhor horário você deve agendar a cerimônia do seu casamento.


Foto: Damm Fotografia; Local: Sítio Nona Lu; Decor: Lediê Decora.

3. PERFIL

Noivos que escolhem se casar durante o dia/fim de tarde são mais alternativos, não curtem muito os tipos de casamentos "tradicionais"e "clássicos", embora já vimos e fotografamos a união de um meio clássico com a pegada de rústico. 

Os casamentos durante ao dia/fim de tarde são muito mais descontraídos, informais e alegres. Acabam tendo detalhes diferentes de um casamento mais clássico.



Foto: Damm Fotografia; Local: Le Buffet Lounge; Decor: Tais Vaz.


3. SESSÃO DE FOTOS

O legal desse formato de casamento é o aproveitamento, logo quando termina a cerimônia, sempre chamamos os noivos para uma mini sessão de fotos, é mágico! Eles estão mega felizes, radiantes. E consequentemente fotografamos imagens lindas do casal. Aproveitamos o local e a decoração que foi tão sonhada. 



Foto: Damm Fotografia; Local: Ninho da Roxinha; Decor: Arts Eventos.

4. TRAJES:

Muitas pessoas tem dúvidas do que vestir para esse estilo de casamento. Mas um casamento ao dia, pede algo arrumado e ao mesmo tempo mais despojado. O vestido de noiva é o primeiro item a se considerar, que ele seja a cara do seu casamento, algo de repente solto, leve, que transmita a sensação de paz e que harmonize com a proposta escolhida. O que não cabe para essa proposta é um vestido cheio de brilho para tal casamento. Você deve escolher um vestido confortável, além de tudo, pois você vai passar horas com ele.

E o vestido princesa, pode?  Não existem regras impostas para o que você sonha, mas você pode adaptá-lo para tal momento. Busque uma loja de vestido de noiva que tê dê a proposta que você deseja. Uma coisa temos certeza, quando você encontrar o vestido ideal, você se sentirá nas nuvens.

O traje do noivo é a mesma proposta, algo clean e que combine com o todo. Podem optar por ternos em tonalidades de cores, tais como, azul, areia, cinza, marsala, marrom... Podem usar uma calça clara com um blazer, gravata borboleta, gravata normal, ou até mesmo sem gravata. O noivo deve estar a altura da noiva, nada de bermudas para esse dia. É o seu casamento, independente da proposta, jamais use bermuda... estamos falando do noivo, afinal de contas! hehehe...

Os padrinhos e madrinhas assim como a proposta de todo o casamento, o traje deles não precisa ser algo com brilho e difícil de conseguir. Você pode optar por padronizar as cores ou não... no caso de padronizar, sempre aconselhamos os nossos noivos a enviar fotos do que desejam (da cor, estilo...) já tivemos noivos que compraram um pedacinho de tecido e enviou para cada madrinha, para que elas não escolham tonalidades diferentes de azul, por exemplo. Já tivemos casos da própria noiva comprar o tecido do vestido das madrinhas e claro, pegando a medida com uma costureira e após isso cada madrinha arcou com o custo do tecido, um rateio, no caso. hehehe...

Os convidados sempre ficam na dúvida do que vestir, o ideal é deixá-los a vontade. Você pode enviar referência para eles, fotos. Assim eles sentirão mais a vontade.



Foto: Damm Fotografia; Local: Casa de Maria; Decor: Flor & Cia.



Foto: Damm Fotografia; Local: Chácara Flora.


Foto: Damm Fotografia; Local: Jardins da Praia.

5. NOSSO CASAMENTO IRÁ ATÉ A NOITE, E AI?

Casamentos que iniciam ao fim de tarde e se estendem a noite é muito comum, são os que mais fotografamos ultimamente. O legal dessa proposta é que se você é uma pessoa festeira e as vezes pensa que por não varar a madrugada não vai curtir tanto, você está enganado... hehehe o tempo de recepção/festa é o mesmo e ele vai contar da mesma forma. O legal é se você tem parte dos seus convidados mais velhos ou até mesmo crianças, eles curtirão melhor o seu casamento. Além de tudo, nesse estilo de casamento, você terá três propostas de fotografia no seu casamento, a do dia, fim de tarde e noite. O ideal é pesquisar e conversar com seus fornecedores principais sobre isso. Nesse caso, a iluminação cênica fará muita diferença.



Foto: Damm Fotografia; Local: Ninho da Roxinha; Decor: Arts Eventos.

6. E SE CHOVER?!

Sabe aquela velha frase, tá na chuva é pra se molhar? hehehe em partes, pode acontecer, mas você precisa ter um plano B, uma reserva, para de última hora, se precisar mesmo, contratar um toldo translúcido para seu casamento. Mas gente, é sério, deixem para contratar isso somente se a possibilidade no dia anterior do evento for de chuva, porque já fotografamos muitos casamentos onde colocaram o toldo e não choveu sequer uma gota. O negócio em relação a isso é relaxar e também escolher aquele mês com menos índice de chuva. O legal é sempre avaliar como é o mês que você escolheu, no ano anterior.

Tivemos um casamento que foi o de Alice e Marcos, que aconteceu na Pousada Vale dos Pássaros, na pousada tinham guardas chuvas verdes, então, todos foram usados e ficou incrível. Veja na foto abaixo:



Foto: Damm Fotografia; Local: Pousada Vale dos Pássaros; Decor: Flor & Cia.


Bom... as ideias e dicas principais são essas. Estamos totalmente abertos caso queiram conversar mais sobre esse assunto, será um mega prazer ajudar vocês. Só nos chamar nesse ícone do Whatsapp que fica rolando aqui no site. ;-)

Um grande abraço, 
Juliana e Eric
DAMM Fotografia.



Foto: Damm Fotografia.